20dez
Em Saúde natural Marcadores

Comentários desativados

Compartilhe este post:

Yoga e corrida

Por Cassia Parmeggiani

Ilustrações Marcelo Parmeggiani

A saúde de seus músculos e a flexibilidade são fatores-chave para atingir seu pleno potencial como corredor. Incorporar a prática do Yoga melhora a sua flexibilidade enquanto foralece corpo e mente.

O movimento repetitivo de correr pode causar desequilíbrios musculares e estruturais no organismo causando normalmente lesões nos tornozelos, joelhos e quadris.

“Yoga é uma prática que pode ajudá-lo a tornar-se um atleta melhor. Usar o yoga como parte do treinamento melhora o rendimento e reduz as chances de lesões.” Esta prática inclui posições multifuncionais que ajudam a equilibrar  músculos primários e secundários, assim como fortalecê-los.

Centro do corpo

A flexibilidade é importante mas a força da parte central do corpo e aumento da mobilidade são benefícios que o Yoga oferece aos corredores já que muitas das lesões se devem, além falta de flexibilidade, a falta de força do “core”.

Trabalhando músculos frontais do abdômen, parte inferior das costas, parte superior do diafragma e os músculos do assoalho pélvico seu centro de gravidade se fortalece e com isso  os outros músculos do seu corpo não são sobrecarregados.

As posturas de yoga permitem através de seus movimentos coordenados e integrados uma maior consciência corporal e, ao invés de isolar um músculo, você aprende a trabalhar  músculos e tendões como uma unidade, permitindo que execute os movimentos corretamente.

Lesões podem ocorrer quando os músculos que oferecem suporte, como quadril ou joelho, estão fora de equilíbrio. Asanas como o Guerreiro e Trikonasana  podem ajudar a melhorar o equilibrio.

Além disso, fazendo yoga  você melhora sua concentração e foco o que pode ser muito útil durante uma corrida.

Ao contrário da natureza competitiva da corrida, o yoga ensina a clarificar sua mente ajudando a enfrentar os desafios deixando de lado a questão vitória e derrota. 

Asanas que auxiliam corredores a melhorar seu desempenho

BADDHA KONASANA

Benefício: Alonga e abre os tendões da virilha, que lhe permite aumentar sua amplitude de movimento e tornar a corrida mais eficiente.

ADHO MUKHA SVANASANA

Benefício: Alonga os gluteos, braços e o tendão de Aquiles. Abre o peito e os ombros para melhorar a respiração na corrida.

UTKATASANA

Benefício: Ajuda a alongar e fortalecer as pernas, particularmente os quadríceps e os tornozelos. Também fortalece os ombros e parte inferior das costas.

GUERREIRO VIRABHADRASANA I

Benefício:Fortalece e tonifica os braços, pernas e parte inferior das costas. Melhora o equilíbrio do corpo, ajuda a aumentar a resistência.

GUERREIRO VIRABHADRASANA II

Benefício:Fortalece e tonifica os braços, pernas e parte inferior das costas. Melhora o equilíbrio do corpo, ajuda a aumentar a resistência.

TRIKONASANA

Benefícios: Fortalece as pernas e expande a caixa torácica, ajudando você a respirar mais profunda e facilmente durante a corrida.

TADASANA

Benefício: Ajuda a melhorar a postura. Corredores amadores tendem a mover os ombros para a frente e para trás forçando a coluna durante a corrida.

CHATURANGA DANDASANA

Benefícios: Fortalece os músculos dos braços, aumentar a força da parte superior de seu corpo, tonifica os abs e a coluna  fortalecendo  o core melhorando a condição física geral do corredor.

Comments are closed.

Assine o blog:

Patrocínio:

Apoio:

Parceiros de mídia:

Realização:




www.yogapelapaz.org - todos os direitos reservados